sábado, 16 de julho de 2011

Estilos

     Antes de 2009 ninguém ouvia falar em Luan Santana e derrepente: BUMMMMM! Ele torna-se o cantor mais famoso das paradas de sucessos brasileiras. Isso foi por acaso?

   Todos ficaram impressionados com a quebra de estilo nas vestimentas do cantor sertanejo e passa até a impressão de que ele é despojado por desejo próprio. No lugar de fivelas e chapéus ele opta por munhequeiras, no lugar de calças de couro, prefere jeans...

    Acontece que Luan Santana não surge no cenário de nossas memórias apenas em 2009. Seu estilo é mais antigo e já está gravado nas mentes de todas as meninas que passam a morrer de amores por ele. Não faz ideia? Veja estas fotos:

Cabelo estiloso

Uso de munhequeiras

 Roupas sobrepostas

     Nem tudo parece ser o que é. Com certeza este estilo criado para Edward cullen também tenha sido "inspirado" em alguém, quem sabe?

    Inspirar-se em algo ou alguém é um bem da humanidade, como um dom. A questão maior para nós professores é conseguir perceber as mudanças, as "modas" da vez e abordar as questões históricas e culturais relacionadas a estas questões com nossos alunos. Não esqueçam que uma das nossas funções em sala de aula não se refere apenas ao conteúdo mastigado escolar: despertar a consciência crítica é fundamental...

quinta-feira, 14 de julho de 2011

C.S.I. Brasil

       Ontem um avião bimotor caiu em Pernambuco e cerca de 16 pessoas morreram. As notícias que li nos jornais aguçaram minha atenção para o seguinte fato:  a identificação dos passageiros terei de ser feita num laboratório em Salvador. Depois li na Folha de São Paulo a divulgação de que o material foi enviado para São Paulo. Isto porque em Pernambuco não há tecnologia suficiente para tal procedimento.

        Assim que li esta informação veio-me à cabeça a série de medicina forense americana C.S.I. Nesta série são apresentados profissionais capacitados, com grande bagagem científica e que fazem uso de diversos recursos para desvendar um crime. Ou seja, necessita de exame de DNA? rapidamente é providenciado. Há a necessidade de acionar diferentes tipos de laboratório e profissionais? Sem problemas. Sem falar na competência dos envolvidos.

         Não estou aqui fazendo uma apologia as séries americanas, nem tão pouco afirmando que tudo são flores. Quero dizer que há desenvolvimento científico de ponta à disponibilidade, que há no país competência para tratar do que necessita ser desvendado.  

         Saber que Pernambuco, ou demais estados brasileiros, dependem cientifica\tecnologicamente de São Paulo e, em alguns casos do exterior, é o fim, é deixar claro que nosso país não se desenvolveu para tanto. É negar mais de dois mil anos de conhecimento científico da humanidade ao alcance de todos os brasileiros. O que também precisamos muito e rápido é de ciência e, nesta tarefa, nós professores temos tudo a ver com isso. Vamos lá?

terça-feira, 12 de julho de 2011

      Gente, à toda correria do dia a dia estou acrescentando uma cirurgia e mais estudos. Fui apresentada a um texto de Newton Duarte, Porque Donald Schön não entendeu Luria..., e a leitura de sua forma de ver a educação, o mundo só veio a acrescentar à minhas ideias.

      Enquanto me encontro no texto e m recupero deixo-vos com uma palestra proferida por ele. Boa audição e pensamento vigilante!

domingo, 3 de julho de 2011

RICOS PROLETÁRIOS: Jogadores de Futebol

    

     Iniciou este post por algo que está sendo amplamente divulgado na mídia e que pouco paramos para refletir: os valores da negociação do jogador Neymar, do Santos, com clubes europeus. As informações são divulgadas como se falar e pensar em milhões fosse coisa natural do brasileiro.