quinta-feira, 14 de julho de 2011

C.S.I. Brasil

       Ontem um avião bimotor caiu em Pernambuco e cerca de 16 pessoas morreram. As notícias que li nos jornais aguçaram minha atenção para o seguinte fato:  a identificação dos passageiros terei de ser feita num laboratório em Salvador. Depois li na Folha de São Paulo a divulgação de que o material foi enviado para São Paulo. Isto porque em Pernambuco não há tecnologia suficiente para tal procedimento.

        Assim que li esta informação veio-me à cabeça a série de medicina forense americana C.S.I. Nesta série são apresentados profissionais capacitados, com grande bagagem científica e que fazem uso de diversos recursos para desvendar um crime. Ou seja, necessita de exame de DNA? rapidamente é providenciado. Há a necessidade de acionar diferentes tipos de laboratório e profissionais? Sem problemas. Sem falar na competência dos envolvidos.

         Não estou aqui fazendo uma apologia as séries americanas, nem tão pouco afirmando que tudo são flores. Quero dizer que há desenvolvimento científico de ponta à disponibilidade, que há no país competência para tratar do que necessita ser desvendado.  

         Saber que Pernambuco, ou demais estados brasileiros, dependem cientifica\tecnologicamente de São Paulo e, em alguns casos do exterior, é o fim, é deixar claro que nosso país não se desenvolveu para tanto. É negar mais de dois mil anos de conhecimento científico da humanidade ao alcance de todos os brasileiros. O que também precisamos muito e rápido é de ciência e, nesta tarefa, nós professores temos tudo a ver com isso. Vamos lá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário