segunda-feira, 2 de maio de 2011

Copiar e colar

Geração "Copy cola"



Quando cursava o 1º ano do Ensino Médio lembro que por vezes saia, após as aulas, para a biblioteca
pública da cidade.Isto porque necessitava pesquisar os assuntos dos "trabalhos" pedidos por meus professores e esta era minha alternativa mais barata. Lá chegando me dirigia ao setor com livros didáticos para pesquisa e o interessante era que você só poderia ter acesso aos livros portando apenas papel e LÁPIS, ou seja para ter acesso ao conhecimento impresso nos livros você teria de copiar e mal, já que à lápis é mais cansativo escrever páginas e mais páginas.

Quando assisti esta charge no youtube veio-me à cabeça estas lembranças e não pude deixar de registrar aqui sobre esta questão do copiar e colar. Dizem que é errado, desmerecem quem o faz, no entanto este ato é incentivado socialmente. Quantas horas perdi/dediquei a ler e registrar os benditos conteúdos que, ao chegar em casa, teria de fazer os ajustes, escolher o que seria aproveitado ou não para ser colocado no papel oficial?

Quantos destes "trabalhos de pesquisa" foram realmente trabalhados em sala de aula? Qual professor destinava tempo dialogando sobre a importância de ler, interpretar e escrever, em detrinimento da copia e cola? Que pais empenhavam-se verdadeiramente em saber o que "escrevíamos" nos "trabalhos"?

Um dos sonhos de consumo de nossos pais e avós era ter em casa as enciclopédias, se fosse BARSA então... como se nelas e somente nelas se concentrassem os conhecimentos do mundo, como se através delas fossemos ser conhecidos como mais inteligentes...

Falam tanto do jovem atual e suas pesquisas, nas agora modernas enciclopédias virtuais, como se este procedimento fosse da atualidade. Caros contemporâneos como eu, lembrem-se das perguntas nas provas da escola e reflitam pra si mesmos se a valorização não estava naquele que conseguia registrar nela, nas provas,  EXATAMENTE o que a professora tinha respondido na sala, ou o que você leu nos livros didáticos... supervalorizavam nossa técnica de memorizar conteúdo... de copiar e colar...

Estes jovens que hoje copiam e colam o conteúdo que encontram no GOOGLE são frutos dos ensinamentos de quem? O problema é realmente copiar e colar ou na falta de leitura e interpretação do que copia e cola?

3 comentários:

  1. Esta postagem realmente me fez recordar meus tempos de escola, quando nossas pesquisas ocorriam nas bibliotecas, como você bem diz: "só podíamos entrar com lápis e papel", o restante do material deveria ficar guardado.
    Os trabalhos tinham que estar perfeitos, com referencia bibliográfica e de preferência de vários livros, letra perfeita, quanto mais páginas melhor.
    Nas provas a professora só aceitava o que exatamente ela havia dito em sala, ou colocado no quadro para copiarmos.
    Realmente estamos na geração copia e cola, e para vencer isso a escola deve ser "corrigida", estimular a interpretação, a leitura, nossos jovens estão ai gritando por conhecimento, vamos fazer a nossa parte.

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  2. - Com relação ao processo "copy-cola" se pode dizer então que a geração mais nova reproduz a geração anterior, tudo de acordo com essa última...!!! Que digo??? Mas essa é justamente a concepção de educação descrita pelo professor Durkheim: somos educados na medida em que papagueamos o que dizer os pais, mães, irmãos mais velhos, o pastor/bispo/padre, o lider da comunidade, o professor, o mestre-escola, o diretor, o vereador, o prefeito, o governador, o ministro... o senador, a presidenta!!! Fale algo fora de linha de juízo dessa gente??? E então será reconhecido como um deseducado, sem educação, mal formado, inculto, não civilizado, rebelde, revoltado, antisocial... herege... quer dizer em cada circunstância um adjetivo-substantivo marginal!!! Portanto ou você copia-e-cola ou não-faz-parte-do-sistema!!!
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    [PS]: Pergunto o que desejamos, queremos, sentimos vontades, temos paixões e instintos para com nós mesmos e para com os outros... diria que ao praticar a resposta seria a educação que defendo, isso é: educacere... a educação que brota de seu interior e produz todo o seu movimento no... exterior!!

    Custódio G. da Silva
    Meu Blog: http://todopoderaoindividuo.blogspot.com/

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  3. "educacere... a educação que brota de seu interior e produz todo o seu movimento no... exterior!!"

    Interessante meu caro Custódio, muito interessante. Refletindo sobre o que escreveu acima rememorei os ensinamentos de Vigotsky, em especial sobre ZDP, e as ideias de Charles Sanders Pierce, em seus estudos de semiótica, versando sobre como buscamos captar a realidade, o que nos instiga a aprender e apreender a/da realidade...
    Quando puder, me escreve mais sobre sua forma de educar!

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