Gente não poderia deixar de trocar ideias com vocês sobre este desenho que encanta à todos: Bob Esponja. Logo quando comecei a assisti-lo me irritava, pedia para trocarem de canal, enfim, eu tinha aversão ao personagem foco do desenho: o Bob Esponja, mas não sabia explicar o porquê. Ao assistí-lo mais vezes... click!
A FICHA CAIU!!
Para escrever sobre este desenho um post é muito pouco, portanto vamos por partes, ok? Primeiramente vamos tratar logo do personagem principal:
|
BOB ESPONJA, o próprio! |
Todos pensam que este é um personagem feliz, que busca ajudar à todos, disciplinado com seu trabalho, estas e outras qualidades que fazem dele o desenho ideal para nossos filhos assistirem, correto?
Mais ou menos, depende do seu ponto de vista e sabe por quê?
Sob o meu olhar, Bob Esponja é um alienado, sabe? Sem nenhuma consciência de classe e de que é explorado. O vejo como o que realmente ele é: uma esponja que absorve tudo o que lhe dizem como verdadeiro e correto, sem refletir sobre certo ou errado.
Mas por quê formei esta opinião? O que me levou a crer que o hilário Bob Esponja é o retrato das massas "aconscientes" de nossa engrenagem burguesa capitalista?
Simples: ele é totalmente infantilizado!
No desenho ele tem um emprego numa lanchonete, faz do seu dia uma grande aventura (mesmo que seja uma simples ida ao supermercado), cada vez tem de fazer mais hambúrgueres em tempo recorde, deixar o local de trabalho sempre limpo e, se não bastasse, ainda ajuda o empregador a economizar, ganhar mais, mudar estratégias de venda, revitalizar o marketing da lanchonete... uau!!! que funcionário em patrões???
continua...