do desenho de Bob Esponja
que é incompreendido:
o Lula Molusco.
Pense num ser negativista, mal humorado, preguiçoso e realista ao extremo? Todas estas “qualidades” casam perfeitamente com ele, afinal, foi criado para este fim. O Lula Molusco é, digamos assim, o reverso da medalha do Bob Esponja. Suas posturas no desenho são propositalmente opostas a do animado e engraçado calça quadrada, daí eu ter chegado a imaginá-lo como uma antítese. Mas como assim?
Simples, ele passa a imagem de ser intelectual e, por conhecer as mazelas da sociedade em que vive, chega a ser mal humorado, carrancudo: completamente oposto ao alienado do Bob Esponja. No desenho, se pudesse, ele faria o Bob Esponja desaparecer devido a sua falta de consciência de seu papel na sociedade e sua completa submissão à ideologia dominante.
A existência do Bob Esponja perturba o Lula Molusco que, muitas vezes chega à beira de um ataque de nervos com as posturas da esponja mais amada dos desenhos. Ao assistí-lo tenho a impressão de que é um “possuidor de cérebro” que de tanto criticar a ordem social em que vive já não consegue visualizar esperanças para ela. Pobre Lula... meu personagem predileto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário