sábado, 12 de março de 2011

Reencantar a literatura

   Taí uma proposta que faz a cabeça da galera e que nós professores usamos tão timidamente:  as hipermídias!
                             







     Eu e a dupla dinâmica, Lygia e Roseli, tivemos o prazer de desenvolver um seminário sobre a Literatura e Novas Tecnologias, que foi apresentado na Faculdade de Educação da Bahia-UNEB sob a "jurisdição" de nossa querida Dra. Lúcia Leiro. Este foi o folder gerado para divulgá-lo aos nossos ouvintes e  aqui disponível fresquinho para vocês. 
     Relembrando o sucesso da apresentação não pude deixar de fazer um paralelo com o recente livro que li: Reencantar a educação, de Hugo Assmann. Nesta obra o autor enfatiza a necessidade de motivação para a aprendizagem e este foi o foco de nossa apresentação: o uso das tecnologias para reencantar a literatura em nossas aulas.
     O cotidiano das crianças e adolescentes encontra-se permeado por uso de tecnologias: eles jogam, interagem nas redes sociais, assistem e criam seus próprios vídeos, ouvem e parodiam músicas, "devoram" livros que estejam na onda do momento e nós, professores, o que fazemos? usamos este contexto a nosso favor? redirecionamos este "consumo tecnológico" para a aprendizagem? os motivamos a ler-produzir?
      Em nome da "boa literatura" queremos impor a leitura de livros politicamente corretos, exemplos máximos da boa gramática, clássicos e mais clássicos. Este desejo está errado? claro que não, contudo de nada adianta adentrar a sala de aula e declarar aos alunos que o livro de estudo da unidade será um Machado de Assis e fazer esta leitura valer nota e pronto. Por que não usar o que fos motiva a nosso favor? Que tal encantá-los de tal maneira que a leitura deste mesmo livro de Assis torne-se inevitável?
Pensemos colegas, pensemos.... para agir!

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