segunda-feira, 21 de maio de 2012

SECA NORDESTE E O PRÉ SAL





Há algumas semanas que o notíciário vem alardeando o estado crítico de diversas cidades baianas e demais do sertão nordestino sobre o que estão chamando de "a pior seca dos últimos 40 anos"...








Infelizmente para nossos compatriotas nordestinos ainda não há no mundo tecnologia suficiente para encontrar água nos lençóis subterrâneos... (risos)






Infelizmente para nossos compatriotas a grande indústria ainda não tem interesse em dar fim a seca no nordeste brasileiro porque ainda não se descobriu lá ouro em pó, líquido...






Mas, enquanto isso, do outro lado do país...



Fazemos uso de toda a tecnologia que se tem conhecimento no mundo para escavar a crosta terrestre, acreditem bem, NO FUNDO DO MAR, para a milhares de metros abaixo do nível marítmo irmos buscar o que chamam de pré sal...



É amigos setanejos, quem manda só quererem um pedaço de terra para plantar e viver com sua família? quem manda rezar dia e noite por chuva quando sabemos bem que a desertificação desta região é inevitável sem a ciência humana (a mesma que está se usando e comprando largamente para buscar pré sal) para ao menos lhe dar remédio?



Mas enquanto vocês rezam por chuvas, nossos governantes rezam por mais dinheiro que vai entrar com aquilo que vai trazer "sustentabilidade ao país". Que bela contradição: vocês choram por água outros por verdes notas...





domingo, 20 de maio de 2012

Filme: Os Vingadores- Texto Final

Muito haveria para ainda se escrever sobre o filme Os Vingadores, no entanto, decidi fechar a escrita sobre o mesmo neste único texto englobando diferentes temas para asssim dedicar-me a outros textos.

A escrita a seguir está dividida por temas:

1- As vias do reconhecimento do povo nos Vingadores:
    
     Não basta só ajudar o povo, os destituídos de poder, os frágeis corpos dóceis que diante da invasão alienígena só têm um único interesse: salvoguardar sua vida. É preciso que este povo reconheça que precisa de ajuda e que seus heróis vieram em SEU socorro.
     reconhecimento completo, é hora de agradecer, louvar à estes que lhes possibilitaram continuar vivendo. Este agradecimento necessita ser público, verdadeiro testemunho dos feitos dos heróis para que aqueles que observem a cena possam vir a fazer o mesmo: acreditar, apoiar, agradecer, reconhecer, servir...

2- Frase do anti-herói: "Vocês foram feitos para serem dominados!"

    Esta é uma frase mestra na obra cinematográfica Os Vingadores, por trazer incutido em si todo um discurso da dominação que o poderíamos ler de pontos de vistas diversos. O vilão da história chega à um evento social em que encontram-se reunidas muitas pessoas e, fazendo uso da força bruta, busca mostrar-lhes que encontram-se sob os seus desígnios. A partir de então, inicia-se todo um discurso revelando-lhes sua inferioridade perante este que se proclama seu senhor e, portanto, detentor do direito de sua completa submissão à seu julgo. Sua primeira ação neste discurso é exigir que ajoelhem-se, como a mostrar a quem devem "servir" a partir deste momento...

3- Mais uma vez retornamos ao vilão da história, só que agora, ao invés de estar por cima ele é quem encontra-se em posição de barganhar, haja vista ter sido preso pelos "heróis" vingadores. Estando numa cela de segurança máxima ele recebe duas visitas. A primeira é do poderoso Thor, que sentimentalmente busca que seu "irmão" arrependa-se de seus feitos, abondone a vida do "crime" e volte consigo para seu planeta. Oh, Oh, Oh! Claro que este não só nega, como lhe diz boas verdades.

    A segunda visita é da heroína viúva negra que vai vê-lo com o objetivo de conhecer seus planos. Esta última visita é a que nos interessa. Interessante analisar todo o descarrego de hostilidades que ele defere contra ela ao abordar quem foi e quem ela é. Me senti ouvindo os representantes dos E.U.A. dizendo poucas e boas para os russos (quem foi: URSS, quem é: Russia).

4- Perceberam como Capitão América e Homem de Ferro trabalham ao longo do filme? Primeiramente há a animosidade, como se cada um estivesse demarcando seu espaço, despois a hostilidade, cada um fazendo o trabalho do "seu" jeito e, por fim, a cooperação entre ambos, chegando mesmo a salvar a pele um do outro.

5- A posição da mulher no filme também é algo que não pode passar despercebido. Entre as principais personagens femininas na obra temos apenas três: a namorada do Homem de ferro, a heroína Viúva Negra e a capitã da guarda da SHIELD. Cada uma delas personifica um ideal feminino? A 1ª submissa, inteligente, amável, bonita, a típica mulher para casar, ou seja, para satisfazer os sonhos masculinos. a 2ª representa a forte, perigosa, sexy, protetora e a 3ª como a subalterna, inteligente, pronta para dar a vida por aqueles que jurou proteger.

6- O discurso do Homem de Ferro:

    Um dos personagens pergunta: "Tirando este uniforme, o que sobra?"
    E ele responde: "Um homem bonito, playboy, milionário e cientista!"
    Ideal perfeito, não? 

sábado, 12 de maio de 2012

DIA DAS MÃES



Em comemoração a esta data tão explorada em nosso cotidiano deixo-vos um texto que li no blog Amr de histórias e que sintetiza muito o que seja Ser mãe para um(a) filho (a).

Não achei certo copiar, então publico o link para acesso ao texto. Boa leitura!


Afinal, ser mãe é padecer no paraíso como dizem ou ver o paraíso no padecimento?

quarta-feira, 9 de maio de 2012

FILME OS VINGADORES- PARTE III

A INTERAÇÃO SER HUMANO-MÁQUINA

Não nos passou despercebida a recorrente tentativa de mostrar ao mundo as inovações tecnológicas em poder daqueles que "lutam" pelo bem do planeta. Computadores altamente desenvolvidos, máquinas mais inteligentes, artilharia de guerra que impressiona, a sobrevivência humana em terra/céu/mar e o poder que advém da descoberta ou produção de mais e mais artefatos tecnológicos.

Continuar lendo em:

terça-feira, 8 de maio de 2012

LULA FRANCÊS?

Na manhã de ontem deparei-me com os principais jornais do mundo trazendo como manchete de capa a vitória de "um socialista" para presidente na França. Numa disputa apertada François Hollande venceu Nicolai Sarcozi e tornou-se a "esquerda no poder."


Assistindo à reportagem feita pelo jornal Bom Dia Brasil* sobre a vitória não houve como não tecer comparações e lembrar de algumas frases feitas. nos dediquemos primeiramente às comparações.

*link para assistir a reportagem de Marcos Uchoa:


A forma como o jornal global buscou apresentar-nos Hollande como um novo presidente apoiado pelas massas da França e por aqueles descontentes com o governo Sarcozi foi instigante. Este apoio dos desfavorecidos foi o que deu forças e impulsionou a campanha de Hollande ao poder, culminando em sua vitória. Arrepiadamente lembrei-me da conquista do Planalto por nosso entitulado operario, Luís Inácio Lula da Silva. Claro que, considerações a parte, muitas diferenças entre os mesmos existem, mas...

Supostamente, o novo governo francês será a favor de reformas que viabilizem, aparentemente, melhores condições de vida para todos aqueles vítimas da usura do capital. Neste quisito, o discurso do político francês equipara-se ao nosso brasileiro, daí a associação de um com o outro.

Relacionando a reportagem assistida,o suposto governo francês e algumas frases de efeito não pudemos deixar de pensar na famosa frase cinematográfica: "algo precisa mudar para que tudo permaneça igual"**. Estamos falando aqui da França, um dos berços europeus da manutenção capitalista  e as massas acreditam que pondo um "socialista" no "poder" conseguirão reverter a situação a seu favor?


Dizemos nós que aquilo que vemos nesta vitória é um rearranjo, uma reorganização da ordem instituída para que ela continue vigorando, quiçá até melhor... 


** Filme O Leopardo, 1963. Maiores informações:
http://lazer.hsw.uol.com.br/10-frases-cinematograficas5.htm

segunda-feira, 7 de maio de 2012

FEIRA DA RESISTÊNCIA- Final

A decisão dos professores de irem para as ruas mostrarem sua indignação diante das ações governamentais, para com a situação da educação no estado, é sempre justa. E, buscando ser também justa, só que diretamente comigo e minha formação, confesso que esperava mais da ação organizada na Praça da Piedade.




Antes de tudo somos professores, lutamos pela melhoria das condições de trabalho na educação e vamos as ruas vender bananas? Nada contra a atividade de venda de frutas, verduras e legumes, o que defendo aqui é que os professores deveriam estar nas ruas fazendo o que sabem, o que passaram longos anos da vida aprendendo e fazendo: ensinando.
Continuar lendo em:

domingo, 6 de maio de 2012

FEIRA DA RESISTÊNCIA- Parte I

Na última quinta-feira, 03 de maio, os professores da rede estadual de ensino básico da Bahia decidiram responder ao corte de salários que sofreram organizando uma feira livre de venda de frutas, verduras e legumes na Praça da Piedade, em Salvador. Uma coisa é certa, não podemos negar a irreverência e criatividade com que encararam o movimento, ao qual chamaram de Feira da Resistência.
Continuar lendo em:

sábado, 5 de maio de 2012

DE OLHO NA GREVE DOS PROFESSORES DO ESTADO DA BAHIA

Prometi a mim mesma não me envolver com a atual greve dos professores do estado da Bahia. Todos e cada um deles merecem e precisam de apoio, contudo, já foi o tempo em que eu acreditava que uma greve isolada movimentaria o sistema...

 
Promessa feita estava eu tranquila até esta sexta-feira quando em conversa com uma vizinha a outra me diz:

 
"Mas que falseta esta dos professores, heim? Ganham um absurdo e se recusam a voltar ao trabalho. Que cidade meu Deus!"

 
A frase dita por ela chegou a mim como um comichão na garganta. A primeira coisa que passou por minha cabeça foi: o que está levando minha vizinha a emitir esta opinião sobre nossos professores?

Daquele jeito que conhecemos de como fazer pergunta sem demonstrar interesse eu disse:

"Por que você acha isso?"

 
Foi então que pior do que a primeira frase a segunda chegou a meus ouvidos:

"Os professores ganham mais de três mil reais e ainda fazem greve, onde já se viu isso?"

 
Pressentindo meu estado de espírito meu marido interveio:

"De onde a senhora tirou isso vizinha?"


Com ar de conhecedora de causa minha vizinha soltou o verbo, não exatamente nestas palavras, mas é assim que lembro para aqui reproduzir:

 
"Deu na televisão ontem. Disseram que os professores receberam um aumento de mais de 100% e ainda fazem greve, para quê?"

 
Foi ai que entendi tudo: a bendita propaganda enganosa governamental cozinhando o cérebro da população para que esta se volte contra a classe trabalhadora em luta. Foi então que percebi que a opinião de minha vizinha não era propriamente uma opinião dela, mas fruto das torpes informações divulgadas como verdadeiras, informações que buscam ludibriar a mente de todos.

Em sua posição de conhecedora, minha vizinha nada mais estava fazendo do que reproduzir a verdade que lhe foi posta na mente para que saísse pela boca nas conversas informais e se propagasse como raio em dia de chuva com o objetivo de minar toda e qualquer resistência dos professores.


Calmamente fui desmistificando os "fatos" e "verdades" conhecidos por ela e mostrando-lhe outra forma de ver a questão, mais uma coisa para mim, naquele momento era certa: quantas e quantos baianos ouviram a mesma notícia e a tomaram imediatamente como verdade? Em quantos lares a mesma indignação não foi propagada e o ressentimento pelos "insensíveis" dos professores não foi alimentado?



Como lutar contra o poderio comunicativo dos interessados em minar a greve senão pela via da revogação da promessa feita a mim mesma? De que me adianta conhecer as artimanhas de guerra do Estado contra a insurgência grevista dos trabalhadores se não consigo ao menos tentar mostrar, aos meus, outra forma de analisar a luta dos professores em greve?


Assim é que vos digo: não dá para pensar em calar quando o que mais meus colegas precisam é de voz que lute com eles. Assim, está aberta a sessão “De olho na greve dos professores do estado da Bahia”!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Filme OS VINGADORES- Parte II

OS EXTRATERRESTRES E O MUNDO HUMANO


        No filme Os vingadores os extraterrestres nos são apresentados como violentos, ameaçadores, adeptos ao negro na vestimenta e muito, muito insanos. Em contrapartida, temos a caracterização do mocinho extraterrestre (THOR): “estranhamente” com suas feições europeizadas, coração nobre, destemido e detentor de um código ético invejável a qualquer terráquio. Ele nos é apresentado vestido para “matar” nas cores ouro/prata (cores associadas aos metais preciosos), vermelho (poder real), ou uma combinação destas três.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Filme Os Vingadores- Parte I

  
A POPULAÇÃO: SEU DESCONHECIMENTO, SEU SABER



   Ao longo do filme Os Vingadores temos muitas cenas em que a reação da população é explorada, entre elas aquelas em que (como sempre) uma cidade americana está sendo destruída. Os invasores, insanamente, destroem tudo o que está à sua frente, revirando carros, derrubando pontes, atingindo prédios e, é claro, colocando a segurança do povo em perigo.

   Em meio a toda esta destruição estão lá os “inocentes”, os que nada sabem do porque estão sendo atingidos, os que são frágeis perante o poder de destruição do inimigo e que, desta forma, não têm alternativa a não ser gritar por socorro e correr em busca de proteção. Pobre inocente população que precisa de heróis!




NOME DO BLOG

Como é de conhecimento de vocês, a muito tempo que tenho interesse em alterar o nome do blog, uma vez que não acredito mais tanto assim no conceito de consciência e muito menos desta sendo pedagógica.

Entre os nomes que me chamam atenção no momento revelo-lhes três e peço que me ajudem a definir qual deles têm a "cara" deste blog postando comentários a esta mensagem. A votação encerra-se em 02 de junho de 2012 galera!

Proposta 1- OLHAR PARA VER: No sentido de que estaremos sempre buscando enxergar além daquilo que está nos sendo mostrado.

Proposta 2- PRESCRUTANDO O SISTEMA: acompanhando as estratégias do sistema para velar a nossos olhos a realidade.

Proposta 3: O CAOS E VOCÊ: as constantes informações sendo bombardeadas constatemente para o indivíduo, sem muitas vezes relação alguma, apenas com o objetivo de distraí-lo: não pense, pois assim não faz nada contra os que o domina...

Proposta 4: A sua proposta!

Até mais!

FILME OS VINGADORES

Oi galera, para comemorar nossos novos posts estaremos abrindo uma série de quatro textos sobre o filme Os Vingadores. Nestes textos, a depender do enfoque, abordaremos a relação do filme com nossa vida prática. Por enquanto deixo-lhes o trailler, amanhã posto o primeiro dos quatro textos.

 

Vamos lá, vai ser divertido!