domingo, 20 de maio de 2012

Filme: Os Vingadores- Texto Final

Muito haveria para ainda se escrever sobre o filme Os Vingadores, no entanto, decidi fechar a escrita sobre o mesmo neste único texto englobando diferentes temas para asssim dedicar-me a outros textos.

A escrita a seguir está dividida por temas:

1- As vias do reconhecimento do povo nos Vingadores:
    
     Não basta só ajudar o povo, os destituídos de poder, os frágeis corpos dóceis que diante da invasão alienígena só têm um único interesse: salvoguardar sua vida. É preciso que este povo reconheça que precisa de ajuda e que seus heróis vieram em SEU socorro.
     reconhecimento completo, é hora de agradecer, louvar à estes que lhes possibilitaram continuar vivendo. Este agradecimento necessita ser público, verdadeiro testemunho dos feitos dos heróis para que aqueles que observem a cena possam vir a fazer o mesmo: acreditar, apoiar, agradecer, reconhecer, servir...

2- Frase do anti-herói: "Vocês foram feitos para serem dominados!"

    Esta é uma frase mestra na obra cinematográfica Os Vingadores, por trazer incutido em si todo um discurso da dominação que o poderíamos ler de pontos de vistas diversos. O vilão da história chega à um evento social em que encontram-se reunidas muitas pessoas e, fazendo uso da força bruta, busca mostrar-lhes que encontram-se sob os seus desígnios. A partir de então, inicia-se todo um discurso revelando-lhes sua inferioridade perante este que se proclama seu senhor e, portanto, detentor do direito de sua completa submissão à seu julgo. Sua primeira ação neste discurso é exigir que ajoelhem-se, como a mostrar a quem devem "servir" a partir deste momento...

3- Mais uma vez retornamos ao vilão da história, só que agora, ao invés de estar por cima ele é quem encontra-se em posição de barganhar, haja vista ter sido preso pelos "heróis" vingadores. Estando numa cela de segurança máxima ele recebe duas visitas. A primeira é do poderoso Thor, que sentimentalmente busca que seu "irmão" arrependa-se de seus feitos, abondone a vida do "crime" e volte consigo para seu planeta. Oh, Oh, Oh! Claro que este não só nega, como lhe diz boas verdades.

    A segunda visita é da heroína viúva negra que vai vê-lo com o objetivo de conhecer seus planos. Esta última visita é a que nos interessa. Interessante analisar todo o descarrego de hostilidades que ele defere contra ela ao abordar quem foi e quem ela é. Me senti ouvindo os representantes dos E.U.A. dizendo poucas e boas para os russos (quem foi: URSS, quem é: Russia).

4- Perceberam como Capitão América e Homem de Ferro trabalham ao longo do filme? Primeiramente há a animosidade, como se cada um estivesse demarcando seu espaço, despois a hostilidade, cada um fazendo o trabalho do "seu" jeito e, por fim, a cooperação entre ambos, chegando mesmo a salvar a pele um do outro.

5- A posição da mulher no filme também é algo que não pode passar despercebido. Entre as principais personagens femininas na obra temos apenas três: a namorada do Homem de ferro, a heroína Viúva Negra e a capitã da guarda da SHIELD. Cada uma delas personifica um ideal feminino? A 1ª submissa, inteligente, amável, bonita, a típica mulher para casar, ou seja, para satisfazer os sonhos masculinos. a 2ª representa a forte, perigosa, sexy, protetora e a 3ª como a subalterna, inteligente, pronta para dar a vida por aqueles que jurou proteger.

6- O discurso do Homem de Ferro:

    Um dos personagens pergunta: "Tirando este uniforme, o que sobra?"
    E ele responde: "Um homem bonito, playboy, milionário e cientista!"
    Ideal perfeito, não? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário