Na manhã de ontem deparei-me com os principais jornais do mundo trazendo como manchete de capa a vitória de "um socialista" para presidente na França. Numa disputa apertada François Hollande venceu Nicolai Sarcozi e tornou-se a "esquerda no poder."
Assistindo à reportagem feita pelo jornal Bom Dia Brasil* sobre a vitória não houve como não tecer comparações e lembrar de algumas frases feitas. nos dediquemos primeiramente às comparações.
*link para assistir a reportagem de Marcos Uchoa:
A forma como o jornal global buscou apresentar-nos Hollande como um novo presidente apoiado pelas massas da França e por aqueles descontentes com o governo Sarcozi foi instigante. Este apoio dos desfavorecidos foi o que deu forças e impulsionou a campanha de Hollande ao poder, culminando em sua vitória. Arrepiadamente lembrei-me da conquista do Planalto por nosso entitulado operario, Luís Inácio Lula da Silva. Claro que, considerações a parte, muitas diferenças entre os mesmos existem, mas...
Supostamente, o novo governo francês será a favor de reformas que viabilizem, aparentemente, melhores condições de vida para todos aqueles vítimas da usura do capital. Neste quisito, o discurso do político francês equipara-se ao nosso brasileiro, daí a associação de um com o outro.
Relacionando a reportagem assistida,o suposto governo francês e algumas frases de efeito não pudemos deixar de pensar na famosa frase cinematográfica: "algo precisa mudar para que tudo permaneça igual"**. Estamos falando aqui da França, um dos berços europeus da manutenção capitalista e as massas acreditam que pondo um "socialista" no "poder" conseguirão reverter a situação a seu favor?
Dizemos nós que aquilo que vemos nesta vitória é um rearranjo, uma reorganização da ordem instituída para que ela continue vigorando, quiçá até melhor...
** Filme O Leopardo, 1963. Maiores informações:
http://lazer.hsw.uol.com.br/10-frases-cinematograficas5.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário